Páginas


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

fim-de-semana na pacata Vila de Alenquer


Uma análise profunda da superficialidade que inundou este fim-de-semana a pacata Vila de Alenquer.
Podemos até chamar erro de casting aquilo que vimos por estes dias acontecer em Alenquer, não querendo ser desmancha-prazeres, mas não posso deixar de comentar.
Criou-se uma certa agitação aquando da realização da Corrida á Corda no âmbito das Festas da Ascensão, porque se estaria a desvirtuar o enquadramento e até a desrespeitar a tradição, o certo é que como humanos que somos e pessoas de bom senso, rapidamente corrigimos e em parceria com a organização das Festas do Divino Espírito Santo de Alenquer enquadramos o Evento num momento transversal aos dois acontecimentos.
Agora para espanto dos mais crédulos e até mesmo dos incrédulos, vemos de uma forma deliberada um desrespeito total pelas Festas do Divino Espírito Santo de Alenquer.
Alguém poderá dizer onde e como se enquadrou um espectáculo do mais “popular” já visto por estes lados numa festa de carácter solene e religioso do mais alto nível e merecedor de todo o respeito, com o transmitido ontem para o país inteiro por uma canal de TV com objectivos meramente comerciais e de audiências, sem qualquer respeito pelo sentimento que deveria povoar a pacata Vila Alenquer ao evocar o Divino Espírito Santo.
Até porque todos os festejos deste ano têm sido marcados por uma exemplar e intocável organização, com momentos que ficarão gravados na memória dos Alenquerenses para sempre.
Não concordo que o fim dos festejos tenham ficados assombrados por uma atitude meramente comercial, quero acreditar que a organização também terá ficado desiludida com o rumo dos acontecimentos, estou solidário com o desapontamento que deve pairar sobre a organização, mas espero que este mau exemplo sirva de lição para situações futuras.
Este é apenas um pensamento que me ocorreu ao ver Alenquer com tanta vida como nunca tinha visto, foi bonito ver as ruas cheias, os estacionamentos esgotados, só foi pena não ter sido pelas Festas do Divino Espírito Santo de Alenquer, mas sim por causa do sensacionalismo de um canal de televisão, com o qual até concordaria se tivesse ocorrido em qualquer outra data que não esta, pois não sou hipócrita em não reconhecer que este tipo de programas são úteis na divulgação de um Concelho.
Rui Faria presidente da COFA “Comissão Organizadora das Festas de Alenquer”

domingo, 27 de maio de 2012

Alenquer está de parabéns!


Hoje, Domingo, a transmissão em directo da TVI a partir desta vila tem sido um enorme sucesso! Uma imensa multidão fez transbordar o Largo do Espírito Santo! Será que o «Espírito» soprou pela voz do Emanuel? Não sei, estas coisas são demasiado profundas para mim... Mas lá que o palco das canções esteve mais animado e participado do que a Procissão, ai lá isso esteve.
José Lourenço, no seu mural de facebook

Organização das Festas da Ascensão com balanço positivo, e já pensam na Feira do Cavalo


Terminaram no passado domingo, as Festas da Ascensão em Alenquer, iniciativa de um grupo de munícipes, que assumiram a sua organização após a decisão da Câmara em cancelar este ano a Feira da Ascensão.

A chuva, que levou ao cancelamento dos dois principais espectáculos, o concerto de Quim Barreiros na sexta, e a corrida de toiros no sábado, acabou por ser o principal contratempo para a designada COFA – Comissão de Organização das Festas da Ascensão.

Rui Faria, empresário do Centro de Eventos do Porto da Luz e presidente da Comissão fez ainda assim um balanço positivo da iniciativa, admitindo ainda alguns "imprevistos", até pelo curto espaço de tempo para organizar o evento.
Fonte: Rádio Voz de Alenquer - Saiba Mais aqui

sábado, 26 de maio de 2012

Carregado presta homenagem a municipes no "DIa da Vila"


A vila do Carregado comemora, entre 1 e 4 de Junho, o seu XV aniversário, prestando homenagem a quatro munícipes.

O empresário Manuel da Conceição Graça , o comerciante José Elias Ribeiro e seus filhos Daniel Rodrigues e Elias Rodrigues, vão ser distinguidos a 1 de Junho, às 18h45, numa cerimónia no salão nobre da autarquia.

José Manuel Mendes, presidente da junta do Carregado explicou à Rádio Voz de Alenquer as razões que justificam estas homenagens no "Dia da Vila".

Fonte: Rádio Voz Alenquer

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mais uma Boca no Trombone


Mais um debate na RVA sobre assuntos de interesse dos munícipes, a suspensão da construção dos centros escolares de Vila Verde dos Francos e de Cabanas de Torres, e as falhas do sistema informático na extensão do centro de saúde de Alenquer em Carnota. Ausência no programa do PS, proponente da proposta de suspensão de construção dos centros escolares, e força politica que governa o concelho. Lamento, assim poderíamos conhecer as desculpas que levaram em 2009 à promessa de construir 4 novos centros escolares (os mencionados, Ota e Carnota), em 2010 passaram para 2, e agora o que levou à sua suspensão.
Nuno Coelho vereador da Câmara Municipal de Alenquer na sua pagina de Facebook

quarta-feira, 23 de maio de 2012

BOCA NO TROMBONE


Neste inusitado protagonismo do (vice-presidente da CMA) dr. João Hermínio nas Festas da Ascensão estranha-se que o autarca não tenha posto as suas arrogadas capacidades de iniciativa, de organização e de mobilização da sociedade civil ao serviço da autarquia onde é alto responsável, de modo a assegurar que a CMA, mesmo na qualidade de mera congregadora de esforços e de vontades, continuasse a ser a grande promotora deste tradicional acontecimento, de feira travestido em festas.

Em vez disso, João Hermínio preferiu despir a pele de vice-presidente da Câmara na hora em que esta atravessa graves dificuldades (pelas quais ele também é co-responsável) e assumiu-se como parte da "sociedade civil" capaz de concretizar aquilo que ele próprio, como autarca, estranhamente não consegue!

Esta atitude não pode deixar de ter a seguinte leitura: João Hermínio pretendeu ser o "salvador" da Ascensão. E tem de ser interpretada como uma opção pelas suas ambições políticas pessoais, em detrimento do interesse da CMA, que lhe cabia defender intransigentemente na qualidade de seu vice-presidente.

O cidadão João Hermínio recusou-se a baixar os braços, ao contrário do autarca João Hermínio, que os deixou bem caídos.
João Bernardo Galvão Teles, Deputado municipal do CDS, publicado na Pagina do Facebbok de Revitalizar Alenquer Decadente

Câmara de Alenquer foi "assaltada"


"A Câmara de Alenquer foi assaltada". Foi desta forma que o presidente da Câmara, Jorge Riso, descreveu a retenção pelo fisco de 5% das receitas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
A autarquia já se tinha manifestado contra esta intenção do Governo, justificada com as despesas da reavaliação extraordinária dos imóveis. O presidente da autarquia teve agora conhecimento de que a retenção já teria sido efectuada embora não tenha ainda confirmação oficial.

Para Jorge Riso nada justifica esta medida que a confirmar-se, representa "um assalto" aos cofres da autarquia.

Fonte: Rádio Voz de Alenquer • Saiba Mais aqui

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Chuva e baixas temperaturas até segunda-feira



O Instituto de Meteorologia (IM) indicou hoje que a descida das temperaturas, em particular das máximas, e a ocorrência de precipitação deverão manter-se em Portugal Continental até à próxima segunda-feira.
O IM prevê uma descida acentuada da temperatura e a ocorrência de chuva a partir de quinta-feira, em especial nas regiões Norte e Centro.

Segundo o IM, a chuva vai cair inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendendo-se depois, no domingo, ao Sul.

«Este cenário meteorológico com precipitação e valores baixos da temperatura do ar, deverá manter-se até dia 21», adianta o IM.

O meteorologista Ricardo Tavares, do IM, disse à agência Lusa que as temperaturas vão descer, a partir de quinta-feira, cerca de 10º nas regiões do litoral Norte e Centro, caindo para valores próximos dos 20º de máxima.

Esta inversão no estado do tempo acontece uma semana depois de, na passada quinta-feira, se terem registado subidas de temperatura na ordem dos nove graus em alguns pontos do país, que chegaram a ultrapassar os 30 graus de máxima.

O Instituto de Meteorologia diz ainda que o tempo em Portugal Continental será condicionado, a partir de hoje à tarde, pela influência de uma massa de ar marítimo transportada na circulação de uma depressão centrada no Golfo da Biscaia.
Fonte:Sol.PT

terça-feira, 15 de maio de 2012

Incêndio na Salvador Caetano destrói estufa de pintura


Um incêndio na Salvador Caetano no Carregado provocou danos avultados na estufa de pintura e decapagem daquela unidade fabril, sem contudo provocar vitimas, revelou Rodolfo Baptista, comandante da Protecção Civil Municipal.
A rápida intervenção dos bombeiros impediu que o fogo alastrasse a outros armazéns do complexo, tendo estado no local as corporações de Alenquer, Azambuja, Castanheira, Merceana e Vila Franca de Xira, num total de 33 elementos, e ainda 11 militares da GNR.

Devido à libertação de fumos tóxicos, foi ponderada a evacuação do Centro Escolar do Carregado situado nas imediações da fábrica, mas acabou por não se revelar necessário, esclareceu Rodolfo Baptista.

Houve ainda a registar um acidente envolvendo um auto-tanque dos Bombeiros de Azambuja, quando se dirigia para o local do incêndio, e que colidiu com um veículo ligeiro, em Casal Pinheiro. Da colisão resultou um ferido ligeiro, o condutor do veículo civil.

Caminhada da Espiga em Olhalvo


Na sequência do seu projeto "Com a Família e o Jardim eu sei cuidar de mim" o Jardim de Infância de Penafirme da Mata irá promover a realização da “Caminhada da Espiga”.
A participação é aberta a todos quantos o queiram fazer.

A iniciativa decorrerá na manhã do dia 19/5/2012,sábado, num percurso fácil de 10 Km pela freguesia de Olhalvo.

Não percam esta oportunidade de convívio, actividade saudável e contacto com  a natureza.
Inscrições e informações poderão ser realizadas através do telefone nº 966342123  ou do mail jipenafirmes1@gmail.com.

O ponto de encontro é no Jardim de Infância, no sábado, pelas 9 horas da manhã.

Tiago Teixeira venceu Final Nacional do Red Bull Kart Fight


Está concluída a primeira edição portuguesa do Red Bull Kart Fight e escolhido o representante luso à Final Mundial, prevista para o final do ano
Tiago Teixeira, de 27 anos, foi o grande vencedor da Final Nacional do Red Bull Kart Fight, disputada este fim-de-semana numa pista montada bem no coração da cidade de Braga. Este piloto amador de Alenquer mostrou que nasceu para vencer, depois de dominar todas as corridas em que alinhou.
Vieram de todo o país para disputar a derradeira fase do Red Bull Kart Fight, competição inédita em Portugal que faz a diferença por se destinar exclusivamente a pilotos 100% amadores. Depois de quatro fases de qualificação que percorreram o país de norte a sul, mobilizando um total de 1200 candidatos, o ponto alto deste desafio materializou-se numa localização no mínimo invulgar: o Largo do Populo, bem no coração da cidade de Braga (12 Maio). Debaixo de um sol abrasador – os termómetros chegaram aos 30 graus –, as quatro dezenas de apurados começaram por lutar por um lugar na grande final. Com muito entusiasmo e algumas bandeiras amarelas à mistura, sinal de alguma tensão em pista, os 12 mais rápidos garantiram a passagem para a desejada Final Nacional.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Campeonato Nacional de Juniores o Jogo foi interrompido por agressão ao árbitro


O árbitro Jorge Ventura deu o jogo por concluído, sendo que faltavam 5 minutos para o final, o Alenquer e Benfica estava na frente do marcador, e com este resultado vai disputar um lugar na Final.
O árbitro saiu do recinto acompanhado de polícias.
Juniores Sul C - 10ª Jornada
AE Física 3 x S. Alenquer Benfica 7

2ª Fase do nacional equipas apuradas
HC "Os Tigres", S. Alenquer Benfica, S.L. Benfica e Sporting CP 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Estamos perante um ataque cerrado à autonomia do poder local"


Os municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste, vão manifestar ao Governo o seu descontentamento face ao sucessivo adiamento da regulamentação da Lei 8, também designada de Lei dos Compromissos.
De modo geral esta Lei publicada em Fevereiro, vem colocar restrições à capacidade de endividamento das autarquias, impedindo que contraiam divida que não possam pagar no prazo de 90 dias. Perante a indignação dos autarcas, face à indefinição dos conteúdos do diploma, o Governo veio anunciar a sua regulamentação para Março último, o que até à data não aconteceu.

Jorge Riso presidente da autarquia de Alenquer, considera que esta indefinição coloca em causa até a gestão corrente dos municípios, como foi referido numa reunião entre a Oeste-Cim e dirigentes da Associação Nacional de Municípios.

Em Alenquer sequestrado em casa


Um homem com cerca de 60 anos foi ontem sequestrado e roubado dentro da própria casa, em Alenquer, por dois homens. Os ladrões, armados com facas, surpreenderam a vítima enquanto esta dormia, e, depois de a ameaçarem, fugiram com um computador e dois telemóveis.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sistema informático essencial para regresso de consultas a Santana da Carnota


A única forma de voltar a haver consultas na extensão de saúde de Santana da Carnota, é resolver os problemas informáticos, que ciclicamente afectam a rede no concelho de Alenquer.
Isto mesmo foi transmitido pelo director do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, durante uma reunião em Alenquer, revelou o presidente da autarquia, que esteve presente no encontro.

Na semana anterior o deputado do PSD, Duarte Pacheco, esteve em Santana da Carnota onde defendeu a a prescrição manual de receitas e meios de diagnóstico, como forma de contornar os problemas com a rede informática.

Uma solução inviável como se veio a apurar na reunião com Eduardo Mendes, revela o presidente da autarquia de Alenquer. Jorge Riso recorda que a gestão dos centros de saúde é da competência da ARS, mas garante o empenho do município na resolução de um problema que afecta directamente muitos munícipes.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

"É importante não banalizar a tourada à corda em Alenquer"


A Tourada à Corda é uma tradição centenária em Alenquer, indissociável das Festas do Império do Divino Espírito Santo, e por esse motivo não deve ser banalizada.

Isto mesmo foi defendido em sessão do executivo municipal, por Nuno Alexandre membro da Comissão das Festas, durante a audição do público, a propósito da inclusão da tourada à corda nas Festas da Ascensão.
Salientando que a sua intervenção é em nome pessoal, e nada ter contra as Festas da Ascensão, considera contudo que existem outro tipo de atividades taurinas que podem ser promovidas, respeitando a verdade histórica.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Duarte Pacheco solidário com população de Santana da Carnota


Enviar por E-mail
saude_santanaO deputado do PSD à Assembleia da República Duarte Pacheco, considera inadmissível que os utentes de Santana de Carnota, estejam há dois meses sem consultas devido a uma falha informática.

Em Santana da Carnota “Alenquer” Não falta só médico


Por estes dias muito se tem falado nas falhas no sistema informático, mas não é só saúde que falta em Santana da Carnota.
Foto foi tirada perto da Junta e da Escola de Santana, pergunta:
O sistema informático resolve?

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Postos de trabalho assegurados na AlenMunicipal

A AlenMunicipal associação municipal de Alenquer que tem a seu cargo a gestão de equipamentos como as piscinas municipais, ou o auditório Damião de Goes, vai continuar a prestar esses serviços até à sua extinção.

A informação é avançada pelo presidente da autarquia Jorge Riso, acrescentando que desta forma está garantida a manutenção dos postos de trabalho dos seus funcionários.

Saiba Mais aqui

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Utentes de Santana há dois meses sem consultas

A população de Santana da Carnota continua sem consultas na extensão de saúde, não por falta de médico como já sucedeu num passado recente mas desta vez devido a falhas no sistema informático.

De recordar que actualmente as fichas dos pacientes, alguns exames, e a marcação de consultas ou prescrição de receitas, são feitas em rede, ou seja através de uma ligação de internet.

Com a extensão de saúde sem acesso à rede, a médica destacada para aquela unidade, tem estado a dar consultas em Alenquer, situação que se arrasta há cerca de dois meses.
Fonte: www.radioalenquer.com saiba mais aqui