Páginas


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Centro de Saúde de Alenquer e extensões


Nota de imprensa CM Alenquer

Como é do conhecimento comum, o Centro de Saúde de Alenquer e as suas respectivas extensões (Abrigada, Carregado, Merceana, Olhalvo e Santana da Carnota) têm apresentado problemas sistémicos e funcionais que têm prejudicado o seu normal funcionamento e que afectam a qualidade dos serviços prestados.


Enumeração de problemas
1. Falta de pessoal:
   a. Falta de médicos de família:
      • O número de consultas efectuadas pelos médicos tarefeiros não é regular e é manifestamente insuficiente;
      • O contínuo crescimento da população tem sobrecarregado a lista de consultas de pessoas sem médico de família.
      • No caso específico do Carregado, a recente reforma de um médico veio engrossar a lista de utentes sem médico de família;
      • No caso específico de Santana da Carnota, uma directiva da Administração
Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo fez com que o atendimento semanal do médico que exerce naquela extensão fosse reduzido em duas horas. No entanto, a permanência do médico em questão não está em risco.
   b. Falta de funcionários (pessoal auxiliar).

 
2. Problemas informáticos:
   a. Deficiente manutenção das redes informáticas;
   b. Problemas nos servidores centrais;
   c. Computadores com características desajustadas face às necessidades das novas aplicações médicas e dos serviços, o que conduz à inoperacionalidade dos programas e consequentemente, ao atraso nos atendimentos;
   d. Ligações à internet demasiado lentas.
   Ao abrigo do artigo 22.º da Lei n.º 159/99 de 14 de Setembro, estes problemas ultrapassam por completo a competência das câmaras municipais.
   Legalmente, estas questões são da inteira responsabilidade da ARS-LVT. No entanto e como não poderia deixar de ser, esta é uma situação que muito preocupa esta câmara e que tem motivado uma atenta, firme e perene intervenção no sentido de contribuir para a resolução dos supracitados problemas.
Nesta lógica e apesar de não ser da sua responsabilidade, o executivo municipal, nas pessoas do seu presidente e da sua vereadora da saúde e através dos serviços adstritos têm mantido um contacto estreito e contínuo com as entidades competentes envolvidas (Centro de Saúde de Alenquer, Unidade de Cuidados da Comunidade, Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste II e ARS-LVT), pugnando junto das mesmas para que este problema seja definitivamente resolvido da maneira mais célere possível.
Como é seu apanágio, esta equipa continuará a defender intransigentemente os interesses dos munícipes sem fazer qualquer tipo de aproveitamento político. O cerne da questão passa pela efectiva resolução, em tempo útil, de um problema que nos toca a todos sem excepção, ficando a garantia de que a câmara municipal será certamente um parceiro activo na sua solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário