A dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira em Mitsubishi Evo IV levou de vencido o Rali das Gaeiras após uma prova muito disputada e que conheceu diversos líderes ao longo da prova.
Esta prova que marcou o regresso de férias do Troféu Regional de Ralis de Alenquer 2010 teve o seu início na noite de sábado com a realização de uma super-especial nocturna que se realizou na zona industrial das Gaeiras. A super-especial foi bastante animada, sendo que foi necessário esperar pelos últimos veículos (os primeiros da classificação geral do troféu), para saber quem partiria em vantagem para as 4 especiais que lhes estavam destinadas durante o dia de domingo. Com isto, a vitória da noite foi para Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) com uma vantagem de 1,46s sobre Rodolfo Ribeiro (Ford Sierra Cosworth) e 1,76s sobre José Merceano (Mitsubishi Evo IV). Na quarta posição ficou Carlos Valentim (Ford Escort RS Cosworth) e em quinto ficou António Nunes (Mitsubishi Evo V) a apenas 2,59s.
Após este pequeno aperitivo a prova recomeçou no domingo com a realização de duas pecs pela manhã e duas pela tarde. Na primeira especial da manhã Carlos Valentim em Ford Escort RS Cosworth conseguiu o melhor tempo da especial e com isso passou para a liderança da prova. Na segunda posição ficou José Merceano (mais 1,08s) e no terceiro posto ficou Pedro Carmo com uma desvantagem de 2,81s.
Com os tempos verificados na primeira especial do dia, a luta pela classificação geral estava bastante animada, sendo que para a segunda especial da manhã José Merceano avançou com muita vontade de recuperar a desvantagem e conseguiu o melhor tempo com uma vantagem de quase 4 segundos sobre o segundo melhor tempo que pertenceu a António Nunes (Mitsubishi Evo V), cabendo o terceiro melhor tempo a Carlos Valentim.
Para as duas especiais da tarde José Merceano partia com uma vantagem de 3,16s sobre Carlos Valentim mas decidido a ganhar ainda mais vantagem de forma a poder controlar na última passagem.
A primeira especial da tarde (4ª pec) é assim vencida por José Merceano que assim amplia a sua vantagem, ficando o segundo melhor tempo para António Nunes que assim começava a demonstrar que queria recuperar algumas posições na classificação e aproximar-se do primeiro posto. O terceiro tempo foi para Pedro Carmo e Carlos Valentim apenas conseguiu o quarto tempo.
Com isto, na última especial António Nunes faz o melhor tempo do dia, alcança a vitória na pec e consegue ascender ao terceiro posto da geral. O segundo tempo da pec foi para José Merceano e o terceiro foi para Pedro Carmo.
Ao nível da classificação final da prova, José Merceano (Mitsubishi Evo IV) leva a prova de vencida com uma vantagem de 9,36s sobre o segundo classificado que foi António Nunes (Mitsubishi Evo V), piloto que fez uma prova de trás para a frente e mesmo na última especial conseguiu rubricar este excelente resultado. No terceiro lugar da prova ficou Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) já com uma desvantagem de 15,96s para o vencedor.
Após ter liderado o rali no início da manhã de domingo, com o decorrer do dia Carlos Valentim (Ford Escort RS Cosworth) foi perdendo algum tempo e assim ficou no quarto posto final, ficando o quinto posto para Mário Seabra (Toyota Corola).
No sexto posto ficou Eduardo Silva (BMW E36), em sétimo ficou Jorge Vicente (Toyota Celica 4WD) e em oitavo ficou António Mota (Mitsubishi). No nono lugar ficou Marco Brás (Golf G60) e a fechar o top 10 ficou o primeiro classificado da tracção dianteira, David Lobato (Toyota Corola). Quanto à tracção traseira a vitória foi para Mário Mendes (Datsun 1200) que fez o 15º posto da geral.
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