Páginas


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Presidente da concelhia socialista de Alenquer desmente Manuela Mendes

João Herminio
A demissão de Manuela Mendes dos pelouros que detinha no executivo Municipal de Alenquer, está gerar mais uma polémica.
Depois da vereadora ter afirmado que aguardou mais de dois meses por uma reunião com a concelhia do PS para transmitir o o seu mal no desempenho de funções, o presidente da comissão politica João Hermínio, vem desmentir esta versão, negando também rumores de contestação interna dentro da estrutura local.
O também vice-presidente no executivo, admite ainda que a escolha de Manuela Mendes para as listas do PS foi um profundo erro de casting, e acusa a autarca de estar a votar as propostas da oposição sem qualquer outra motivação que não votar contra o PS.
A vereadora Manuela Mendes tinha afirmado na sua primeira entrevista após a demissão dos pelouros que esperou mais de dois meses por uma reunião com a concelhia que nunca a quis ouvir.
A vereadora garantiu também que iria votar no executivo de acordo com o que acredita ser o melhor para Alenquer, e não a favor ou contra qualquer partido.
As declarações de Manuela Mendes desmentidas pelo presidente da Concelhia, que acusa ainda a autarca de estar a votar ao lado da oposição apenas com o objectivo de chumbar as propostas do PS, dando como exemplo a votação das taxas municipais, onde a CPNT viu aprovadas duas das suas propostas com o voto favorável da vereadora.
Noticia no sítio da Rádio Voz Alenquer www.radioalenquer.com

Mais queixas da Águas de Alenquer

As reclamações são muitas e de vária ordem, numa altura em que o contrato de concessão está a ser renegociado com a Câmara Municipal.

A Águas de Alenquer continua a somar clientes insatisfeitos e nem o facto de na próxima segunda-feira ser discutida na Câmara Municipal a revisão do contrato de concessão parece fazer a empresa mudar os seus métodos de acção. Para além da qualidade da água, nomeadamente da presença de elevadas doses de calcário na mesma, os consumidores queixam-se que a leitura das facturas não é clara e que a concessionária também não demonstra vontade de a explicar aos clientes. O atendimento dos serviços administrativos também soma queixas pelas parcas explicações que fornece e pela falta de simpatia, além de ser extremamente difícil para um cliente conseguir chegar à fala com algum responsável da Águas de Alenquer. Como se já não bastassem todos estes problemas, alguns clientes ainda se queixam de erros nas facturas: há quem tenha recebido facturas de zero euros referentes a meses em que foram efectuados consumos normais e há quem tenha tido surpresas desagradáveis ao verificar que o valor a pagar é muito superior ao normal (por exemplo, um cliente com uma média de consumo de sete euros recebeu há pouco tempo uma factura de... 85 euros), já para não falar dos períodos de facturação que não são respeitados, embora a lei diga que as facturas tenham que ser emitidas por períodos de trinta dias.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ralis de Alenquer este Sábado em Olhalvo

O Troféu Regional de Ralis de Alenquer ao lado sul da serra do Montejunto mais concretamente na localidade de Olhalvo no próximo sábado dia 2 de Outubro a prova vai ter inicio pelas 20h:00.

Pouco mais de 20 inscritos mas se não tem quantidade pelo menos qualidade não falta a esta lista, com as presenças dos principais animadores desta competição, estando assim em perspectiva mais uma grande "batalha" pelas primeiras posições, podendo também ser conhecido o novo Campeão.

Lista de Inscritos



Derrama baixa em Alenquer, Manuela Mendes ao lado da CPNT

O executivo aprovou uma descida de 0,25% na taxa aplicada às empresas do concelho.

No próximo ano, as empresas do concelho de Alenquer vão pagar menos derrama.

O executivo aprovou aplicar aos lucros tributáveis a taxa de 1,25%, menos um quarto de ponto percentual do que a que vigorou este ano.

Esta descida partiu de uma proposta apresentada pela coligação Pela Nossa Terra, e que contou com o voto favorável da vereadora Manuela Mendes.

O PS e CDU queriam que o valor da derrama ficasse igual ao que estava.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ralis de Alenquer

Rali de Olhalvo é no dia 2 de Outubro e de noite.

Em virtude da abertura da caça no Regime Geral, no dia 3 de Outubro, e o rali passar numa zona de excelência de caça à perdiz, a comissão organizadora após consulta aos Clubes de Caçadores da Região e para salvaguardar a integridade física de concorrentes e espectadores, vai alterar a data do Rali de Olhalvo.

Assim, o Rali realiza-se, Sábado dia 2 de Outubro, com início às 20 horas e com 3 passagens nocturnas.

A comissão organizadora agradece a colaboração de todos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Manuela Mendes deu uma entrevista na Rádio Alenquer

A vereadora Manuela Mendes deu a sua primeira entrevista desde que decidiu abdicar dos pelouros que detinha no executivo municipal de Alenquer, em ruptura com o presidente da autarquia.

Em declarações à RVA a vereadora reforçou o que já tinha avançado em comunicado, ou seja falta de confiança política manifestada pelo presidente, que por diversas vezes a desautorizou.

Manuela Mendes acrescenta ainda que se sentiu isolada no exercício de funções, e que por diversas vezes pediu uma reunião à concelhia socialista de Alenquer para transmitir o seu mal estar, mas que o seu pedido nunca foi atendido.

Para além de reforçar as acusações já formuladas de ter sido desautorizada pelo presidente, Manuela Mendes diz ainda ter-se sentido isolada no cargo, afirmando que o presidente nunca procurou acompanhá-la naquele que é o seu primeiro mandato como vereadora.

Manuela Mendes entrevista na Rádio Alenquer

Fonte: Rádio Alenquer

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Petróleo em Alenquer só no próximo ano

Tecnologia de poços direccionais e horizontais precisa de ser adaptada. Estimativas apontam para existência de 18,2 milhões a 500 milhões de barris

A exploração de petróleo na região Oeste, cuja concretização chegou a ser avançada para este ano, foi adiada para 2011, disse ao Correio da Manhã Joe Berardo, parceiro da companhia canadiana Mohave Oil & Gas.

O atraso resulta da adaptação de tecnologia de poços direccionais e horizontais que deverão ser instalados numa primeira fase nos concelhos de Alcobaça e Torres Vedras, acrescentou o investidor.

Joe Berardo confirmou que "há petróleo em Portugal, o que falta é encontrar a solução mais económica para o extrair".

A Mohave Oil & Gas estima, numa avaliação mais optimista, a existência de reservas de 500 milhões de barris de crude no subsolo português. O valor destas reservas responde às necessidades do País ao longo de cinco anos. Na estimativa mais pessimista, serão 18,2 milhões de barris.

Segundo a Sed Strat Geoscience, o valor destas reservas oscila entre os mil milhões de euros e os 35 mil milhões de euros.

A empresa canadiana tem a concessão de quatro blocos de petróleo e gás natural em Portugal, numa área que se estende de Mafra até Alcobaça.

Após 16 anos de pesquisa em Portugal, a Mohave realizou um aumento de capital de 12,1 milhões de euros para financiar o arranque da produção comercial.

Numa primeira calendarização, a empresa previa que a perfuração dos primeiros poços, em Aljubarrota (Alcobaça) e em Torres Vedras, começasse em Maio.

Segundo as previsões da empresa, o arranque comercial da produção devia iniciar-se ainda este ano, sendo que o crude seria vendido à Galp ao abrigo de um acordo entretanto assinado.

A Mohave está em Portugal desde 1993, tendo investido mais de 40 milhões de euros na prospecção de petróleo e de gás. As quatro concessões que a empresa detém vigoram até 2015.

As prospecções efectuadas em Fevereiro de 2008 em Lapaduços, no concelho de Alenquer, indicam a existência de crude leve, ou seja, o petróleo de melhor qualidade.

APENAS UMA CONCESSÃO PARA EXPLORAR EM TERRA

De acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia, estão assinados quatro contratos de concessão para exploração petrolífera em Portugal. A Mohave Oil & Gas explora a bacia Lusitânica desde o Cabo Mondego até Torres Vedras, sendo a única concessão que pode explorar recursos no mar e em terra. Já o consórcio Petrobras/Galp//Partex tem a concessão da bacia de Peniche, enquanto o consórcio Petrobras/Galp detém a licença na bacia do Alentejo. A exploração da bacia do Algarve está adjudicada à Repsol/RWE Dea.

POÇOS DIRECCIONAIS E HORIZONTAIS

Tecnologia criada em 1986 nos Estados Unidos e que representa neste país 10% dos poços instalados.

Uma vez fixado o ponto onde explorar o petróleo é introduzido no subsolo o equipamento de perfuração cuja trajectória é efectuada na horizontal.

Vantagens

- Produção é 6 a 7 vezes superior à de um poço vertical.

- Requer a perfuração de menos poços, pois vários campos podem ser explorados do mesmo ponto.

- Atinge locais inacessiveispara a perfuração vertical como zonas habitadas, salinas, bases de uma montanha ou terrenos instáveis.


Fonte: Correio da Manhã

Consagração em Alenquer

Joaquim Sampaio vencedor na hora do adeus

Joaquim Sampaio (Madeinox-Boavista), encerrou ontem a sua carreira com a vitória no 13º Circuito de Alenquer/Troféu Alexandre Ruas, organizado pela PAD/Lagos Sports e disputado ontem dia 19 de Setembro de 2010 à tarde na “Vila Preséprio”, com a participação de 70 ciclistas em representação de dez equipas das categorias Elite e Sub-23. Aos 40 anos de idade, o ciclista da equipa axadrezada, somou a sua 28ª vitória com um “sprint” prolongado destacando-se na arrancada para a última passagem pela contagem de montanha, na Rua Luís de Camões, na Vila Alta, a maior dificuldade da prova que os ciclistas tiveram de trepar por 19 vezes.

Daniel Silva (Louletano.Aquashow) e Hugo Sabido (LA-R. Móveis), estiveram em particular evidência ao vencerem, respectivamente o maior número de voltas (13 vezes, em 20) e o Prémio da Montanha (18 vezes, em 19). Estes dois ciclistas foram os principais animadores da corrida que atraiu para a maior parte do percurso uma assistência numerosa e entusiástica dispensando aos protagonistas da prova o calor do seu aplauso.

Destaque ainda para Rui Vinhas (Aluvia-Valongo, que se sagrou vencedor do Prémio da Juventude, numa corrida em que o pelotão se fraccionou logo na segunda volta devido à subida para a meta de montanha e a uma queda de vários elementos, dando origem à fuga de um grupo de 11 corredores que manteve uma vantagem de cerca de um minuto até à última volta.

Por equipas o triunfo pertenceu à equipa do técnico José Santos, Madeinox-Boavista, que teve no Loulé-Louletano/Aquashow, o mais sério adversário. Teve particular significado a expressiva homenagem que foi prestada ao vencedor, Joaquim Sampaio, que se despediu com uma vitória com 19 anos de actividade.

Fonte:PAD

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pais vão em massa para Câmara de Alenquer

Na próxima segunda-feira os pais dos alunos sem prolongamento do centro escolar de Alenquer vão a reunião de Câmara.

Em apelo distribuído esta manhã a porta do centro escolar pode-se ler:

Aos Pais sem Prolongamento de Horário Lectivo

Vai decorrer uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Alenquer, com audição dos munícipes, a celebrar no dia 20 Setembro de 2010, a partir das 9.30.

Os pais cujos filhos não foram abrangidos pelo prolongamento escolar, DEVEM COMPARECER às 9.30, de modo a demonstrar o prejuízo profissional. Só demonstrado o nosso estar poderemos esperar que sejam procuradas soluções.

Juntos somos mais fortes.

Ass.: Pais sem prolongamento

Este é o teor do panfleto distribuído hoje no centro escolar de Alenquer.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Circuito de Alenquer homenageia Alexandre Ruas

A 13.ª edição do Circuito de Alenquer, agendada para o próximo domingo, 19 de Setembro, vai ter como patrono o antigo corredor Alexandre Ruas, natural daquela localidade. A prova de um dia terá um percurso de 80 quilómetros, resultantes de vinte voltas a um perímetro de quatro quilómetros, que conta com uma pequena elevação, pontuável como prémio de montanha de quarta categoria.

Esta é a última corrida do ano para as equipas continentais portuguesas – excluindo o tradicional Festival de Pista de Tavira -, que medirão forças com os conjuntos sub-23. A partida será dada às 16h00 na Avenida Jaime Ferreira, local para onde está prevista também a chegada, à vigésima passagem.

Vão participar onze formações: Barbot-Siper, CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow, LA-Paredes Rota dos Móveis, Madeinox-Boavista, Palmeiras Resort-Prio-Tavira, Cartaxo Capital do Vinho/CC JM Nicolau, Aluvia/Valongo, ASC/Vitória/RTL, Maia/Bike Team, Gondomar Coração de Ouro e Crédito Agrícola.

O Circuito de Alenquer – Troféu Alexandre Ruas é organizado pela PAD/João Lagos Sports e da Câmara Municipal de Alenquer, que já vinha promovendo esta prova, embora nos anos anteriores integrada nas corridas por etapas que a empresa organizava em fim de época.

Vencedores das edições anteriores

1987 – Venceslau Fernandes (Sangalhos)

1988 – José Xavier (Louletano/Vale do Lobo)

1989 – Paulo Pinto (Sicasal/Torriense)

1990 – Marco Chagas (Orima/Cantanhede)

1991 – Oleg Logwin (Ruquita/Philips)

1992 – Pedro Silva (Sicasal/Acral)

1993 – Paulo Oliveira (Carnide/Telecom)

2004 – Quintino Rodrigues (Hoop CC Polsat)

2005 – Hugo Sabido (Paredes/Rota dos Móveis)

2006 – Tiago Machado (Carvalhelhos/Boavista)

2007 – José Rodrigues (ASC/Vitória de Guimarães)

2009 – Hélder Leal (Aluvia/Valongo)

CPNT pede processo de inquérito a comportamento de funcionária da câmara de Alenquer

A CPNT requereu em sessão de Câmara a abertura de um processo de inquérito ao comportamento da funcionária da Câmara para a área da educação, Susana Lopes, na reunião de encarregados de educação dos alunos de 1º ciclo no Complexo Escolar de Alenquer. Nesta mesma reunião a funcionária informou os pais de que a “oposição não aprovou a abertura de uma rede de ATL para o prolongamento de horário”, situação denunciada por alguns encarregados de educação presentes na reunião. A CPNT manifestou o seu repúdio pela afirmação que se apresenta de uma enorme mentira, e pela intervenção política de uma funcionária camarária.

Interessa recordar que o prolongamento de horário para o 1º ciclo até às 19.00 horas foi apresentado por proposta da CPNT ao ter conhecimento da intenção do PS em acabar com este apoio às famílias do concelho de Alenquer.

Hóquei Alenquer

Alenquer venceu na noite de ontem o jogo treino com o Odivelas.
Equipa de André Gil foi mas forte durante todo o Treino, destaque para as novas regras da modalidade.
Alenquer joga Sábado perante o Sintra em Jogo de apresentação, jogo marcado para as 20h.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Em Alenquer agrupamento de escolas avançou contra vontade dos autarcas

O ano lectivo começou normalmente no agrupamento de escolas Damião de Góis que resultou da fusão da escola Pêro de Alenquer com a secundária Damião de Góis, reunindo 2.500 alunos.

O processo de fusão, num mega agrupamento, das duas escolas, foi contestado pela autarquia e professores.

Por unanimidade, os autarcas eleitos para a Câmara e vereação de Alenquer, decidiram colocar uma providencia cautelar em Tribunal de se que aguarda o desfecho.

Jorge Riso adianta que sobre o processo de fusão da escola Pêro de Alenquer com a Escola Secundária Damião pende a decisão da justiça, com a providência cautelar colocada pela autarquia.

Jorge Riso garante que não é contra a fusão, mas sim “contra a forma como a fusão foi feita”.

Uma situação sublinhada pelo vereador José Manuel Catarino, da CDU, para quem “está criada instabilidade e discriminação em relação aos alunos e professores do resto do concelho de Alenquer”.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

João Lemos no adeus ao futebol...

Carregado presta homenagem a ex-capitão

O arranque do campeonato nacional de futebol da II divisão, foi o momento escolhido pela Associação Desportiva do Carregado para proceder à inauguração oficial do novo relvado sintético.

O campo Lacerda Pinto Barreiros sofreu ao longo dos últimos meses obras de remodelação e ampliação, de modo a cumprir o regulamento imposto às equipas da II divisão.

Ainda antes do inicio da partida, a Associação Desportiva do Carregado prestou homenagem ao ex-capitão João Lemos, que após 14 anos com a camisola azul e branca, decidiu fazer uma pausa na competição.

Em aberto fica um eventual regresso até porque as saudades do relvado já são mais que muitas como o próprio reconheceu.

Em entrevista a Rádio Voz de Alenquer


Fonte: www.radioalenquer.com

Maria Manuela renuncia aos pelouros

Maria Manuela Oliveira Mendes – vereadora do PS com os Pelouros da Educação, Acção Social e Juventude renuncia aos pelouros que tinha a seu cargo.

A professora independente eleita nas últimas eleições na lista do PS Alenquer sai por divergências políticas com o Presidente da Câmara Municipal.

domingo, 12 de setembro de 2010

Hóquei em Patins Alenquer e Benfica

O Alenquer perdeu com a Física por 7-1 e ganhou com a Lourinhã por 3-1 ficando em 3º lugar no torneio.

Depois destes dois jogos o Alenquer joga esta quarta-feira as 21h em sua casa com o Odivelas.

Futebol Carregado

2ª Divisão – Zona Sul

Carregado 1 x Atlético 3

Golos do Atlético Rolão 1º golo 23m de jogo, Tiago Caeiro 2º golo 31m de jogo e Rudi 3º golo inicio da segunda parte, pelo Carregado marcou Mário Sérgio já na segunda parte

Carregado Jogou com Godinho na baliza depois Vítor Gomes; Marco Baixinho; Tópé; Ganhão; Moisão(Cap); Marmelo; Mário Sérgio; Paulino; Marco Neves e Russo.

Jogou ainda: Ricardo Bulhão e Bruno Gonçalves.

Não jogou: Hugo; Sousa e Mauro

Treinador: Elói Zeferino

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

José Merceano leva de vencido o Rali das Gaeiras

A dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira em Mitsubishi Evo IV levou de vencido o Rali das Gaeiras após uma prova muito disputada e que conheceu diversos líderes ao longo da prova.

Esta prova que marcou o regresso de férias do Troféu Regional de Ralis de Alenquer 2010 teve o seu início na noite de sábado com a realização de uma super-especial nocturna que se realizou na zona industrial das Gaeiras. A super-especial foi bastante animada, sendo que foi necessário esperar pelos últimos veículos (os primeiros da classificação geral do troféu), para saber quem partiria em vantagem para as 4 especiais que lhes estavam destinadas durante o dia de domingo. Com isto, a vitória da noite foi para Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) com uma vantagem de 1,46s sobre Rodolfo Ribeiro (Ford Sierra Cosworth) e 1,76s sobre José Merceano (Mitsubishi Evo IV). Na quarta posição ficou Carlos Valentim (Ford Escort RS Cosworth) e em quinto ficou António Nunes (Mitsubishi Evo V) a apenas 2,59s.

Após este pequeno aperitivo a prova recomeçou no domingo com a realização de duas pecs pela manhã e duas pela tarde. Na primeira especial da manhã Carlos Valentim em Ford Escort RS Cosworth conseguiu o melhor tempo da especial e com isso passou para a liderança da prova. Na segunda posição ficou José Merceano (mais 1,08s) e no terceiro posto ficou Pedro Carmo com uma desvantagem de 2,81s.

Com os tempos verificados na primeira especial do dia, a luta pela classificação geral estava bastante animada, sendo que para a segunda especial da manhã José Merceano avançou com muita vontade de recuperar a desvantagem e conseguiu o melhor tempo com uma vantagem de quase 4 segundos sobre o segundo melhor tempo que pertenceu a António Nunes (Mitsubishi Evo V), cabendo o terceiro melhor tempo a Carlos Valentim.

Para as duas especiais da tarde José Merceano partia com uma vantagem de 3,16s sobre Carlos Valentim mas decidido a ganhar ainda mais vantagem de forma a poder controlar na última passagem.

A primeira especial da tarde (4ª pec) é assim vencida por José Merceano que assim amplia a sua vantagem, ficando o segundo melhor tempo para António Nunes que assim começava a demonstrar que queria recuperar algumas posições na classificação e aproximar-se do primeiro posto. O terceiro tempo foi para Pedro Carmo e Carlos Valentim apenas conseguiu o quarto tempo.

Com isto, na última especial António Nunes faz o melhor tempo do dia, alcança a vitória na pec e consegue ascender ao terceiro posto da geral. O segundo tempo da pec foi para José Merceano e o terceiro foi para Pedro Carmo.

Ao nível da classificação final da prova, José Merceano (Mitsubishi Evo IV) leva a prova de vencida com uma vantagem de 9,36s sobre o segundo classificado que foi António Nunes (Mitsubishi Evo V), piloto que fez uma prova de trás para a frente e mesmo na última especial conseguiu rubricar este excelente resultado. No terceiro lugar da prova ficou Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) já com uma desvantagem de 15,96s para o vencedor.

Após ter liderado o rali no início da manhã de domingo, com o decorrer do dia Carlos Valentim (Ford Escort RS Cosworth) foi perdendo algum tempo e assim ficou no quarto posto final, ficando o quinto posto para Mário Seabra (Toyota Corola).

No sexto posto ficou Eduardo Silva (BMW E36), em sétimo ficou Jorge Vicente (Toyota Celica 4WD) e em oitavo ficou António Mota (Mitsubishi). No nono lugar ficou Marco Brás (Golf G60) e a fechar o top 10 ficou o primeiro classificado da tracção dianteira, David Lobato (Toyota Corola). Quanto à tracção traseira a vitória foi para Mário Mendes (Datsun 1200) que fez o 15º posto da geral.

Após esta prova que levou o Troféu Regional de Ralis de Alenquer até ao concelho de Óbidos, o troféu prossegue no próximo dia 3 de Outubro com a realização do Rali do Olhalvo (concelho de Alenquer).